segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO ELEITORAL E ELEIÇÕES......

O voto é a expressão da Democracia. Nos países sob o regime Democrático, o voto tem sido classificado sob inúmeras modalidades, porém na maioria deles é UNIVERSAL, DIRETO, SECRETO, LIVRE. Vota quem é cidadão juridicamente responsável e a tendência mundial é a de ampliar o corpo eleitoral, isto não significando necessariamente que o voto seja obrigatório e sim que se amplie o ALISTAMENTO de novos eleitores.
No Brasil, assim como na Argentina, Equador, Chile e China, o voto é Obrigatório, enquanto que na Holanda, EUA, Alemanha, Federação Russa, Uruguai e Nova Zelândia, o voto é Facultativo, ou seja, o cidadão tem o direito de votar, mas pode optar por se abster do processo. Mas se o regime é a Democracia, o Estado não poderia impor Obrigatoriedade de voto ao cidadão. Isso fere os princípios da Democracia. O cidadão tem o "Direito de Votar", mas obrigá-lo a comparecer à votação, significa impedir o seu direito de escolha, princípio esse, fundamental à Democracia.
Nessas Eleições, tivemos 24 Milhões de Abstenções e mais 10 Milhões de votos em Branco ou Nulos, totalizando 34 Milhões. São 34 Milhões de brasileiros que, se pudessem optar, nem compareceriam as urnas.
O voto Facultativo, seria, na minha opinião, o ideal para o Brasil e demais países em crescimento, pois assim, compareceriam as urnas, apenas aqueles eleitores que estão bem informados, preparados e realmente interessados no Processo Eleitoral para escolher os futuros Governantes do País.
O Brasil tem atualmente cerca de 16 milhões de analfabetos e metade deste número está concentrada em menos de 10% dos municípios do país, mostrou uma pesquisa divulgada hoje pelo Ministério da Educação (MEC). Para o MEC, apesar de não serem inéditos, os dados do "Mapa do Analfabetismo" são "alarmantes". No Brasil existem 16,295 milhões de pessoas incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples. Levando-se em conta o conceito de "analfabeto funcional", que inclui as pessoas com menos de quatro séries de estudo concluídas, o número salta para 33 milhões. Enquanto a grande maioria da população não tiver acesso a educação fundamental, a cultura e a informação, jamais evoluiremos como Eleitores, e muito menos como Cidadãos.

Nas eleições de domingo último, enquanto esperava minha vez de votar, ouvi um eleitor na fila ao lado, comentar que votaria na Dilma apenas para não ter que retornar às urnas num eventual segundo turno, em 31 de Outubro. Sinceramente, você acha realmente que um cidadão que pensa dessa forma, deveria ser obrigado a votar?!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário